quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CONFECTIONS BY AMY STEVENS


Amy Stevens' confections started out as part of a "turning 30" project: make 30 cakes to photograph for her thesis show. It wasn't long before the artist realized that striving for iced perfection didn't come naturally and decided to aim for exuberance instead. Stevens' cakes are loud displays of sugar and spice and everything ... well, just everything. Cake dec gone bad is a vibrant strike against the shrines to domestic living, done extravagantly, indulgently well. The selection shown here is recent; delve back into the earlier ones for less refined versions. More is more.


-




terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pasteis de Tentugal


Ver como a massa é cuidadosamente «estendida», é incrível! (ver video nos 2min)




A confecção dos pastéis é muito sensível e a sua qualidade sofre alterações, com as características das farinhas, ovos e atmosféricas, assim como da componente humana em que a arte da pasteleira tem influência primordial em toda a sua confecção.

A qualidade do Pastel de Tentúgal tem muito a ver com os “Saberes”, da sua confecção e de quem os aprecia, como todos os doces.


-






Sem ovos não se fazem omeletes


-

domingo, 19 de dezembro de 2010

O Bolo Rei

Está a chegar a altura em que muitas padarias e confeitarias portuguesas não têm mãos a medir devido ao enorme número de encomendas de bolo-rei. Do “galette des rois” até ao actual bolo-rei, são muitos os segredos desta tão apreciada sobremesa de Natal.



«A verdade é que, de acordo com a conhecida autora de livros de gastronomia Maria de Lourdes Modesto, «apesar da popularidade de que goza entre nós, o bolo-rei tem origem francesa e, para explicar tanto a fava como o brinde, teremos de recuar bastante no tempo». O historiador José Leite Vasconcelos confirma que «o bolo-rei ou bolo das favas é de provável origem francesa» e sabe-se hoje que terá surgido no tempo do famoso “Le Roi Soleil”, Louis XIV, no intuito de celebrar as festas de Ano Novo e Dia de Reis.»



continuar a ler aqui

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mil bolas-de-berlim por dia e com amigos no Facebook

Mil bolas-de-berlim por dia e com amigos no Facebook

É uma verdadeira romaria que faz da Pastelaria Manuel Natário um ícone dos doces de Viana do Castelo, com as suas bolas-de-Berlim. A mesma qualidade que acaba de ser reconhecida com o Prémio Mérito Comercial, entregue à actual proprietária, que tenta manter viva uma tradição de décadas. E tudo o resto parece que parou no tempo, com uma máquina registadora dos primórdios, mesas e cadeiras de madeira a lembrar tempos idos, ou fotografias tão antigas como a própria casa. (continuar a ler)

-

MONDOVINO: A documentary on the impact of globalization on the world's different wine regions





Mondovino é filme documentário de 2004, produzido por Argentina, França, Itália e Estados Unidos da América, dirigido por Jonathan Nossiter.

O filme é uma investigação sobre o tema da globalização, tendo como principal personagem a indústria do vinho e a transformação das formas de produção no velho mundo, influenciadas pelo mercado americano.


(a minha aquisição do dia) :)

-






Making omelettes inside of eggshells

Lemon curd 2

While it may not be possible to make omelettes without breaking eggs, it turns out that you actually can get pretty close.

In what follows, we demonstrate some methods of making omelettes inside of eggshells. Perhaps a culinary equivalent of the ship in a bottle.



-

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Monstro das Bolachas escreve uma carta ao Pai Natal




-

Restaurantes vão lançar títulos de refeição para “pobres envergonhados”

Os mais de 300 restaurantes associados da AHRESP vão receber, a partir do meio do mês, títulos de refeição especialmente concebidos para comparticipar as refeições dos “pobres envergonhados”, disse à Lusa o secretário-geral daquela entidade. (continuar a ler aqui)


-

e amanhã a nossa aula com o André é aqui!



Clube dos Jornalistas :) - Restaurante


Ao charme do Clube alia-se uma cozinha elaborada e criativa que tem por base os melhores produtos de estação. A ligação dos sócios ao movimento Slow Food e o compromisso de utilizar o maior número possível de produtos comprados directamente aos produtores.

-

Salsicha de Peixe- com baixo teor de gordura


Ontenn a nossa aula de reologia teve a presença do engº Carlos Cardoso do ipimar, foi uma apresentação cheia de coisas novas, um leque infindável de novas opções para o aproveitamento de pescado na indústria. Este exemplo da salsicha é apenas um de muitos, embora no mercado ainda não exista nenhuma empresa disposta a produzi-la e comercializá-la.



Investigadores doepartamento de inovação tecnológica e valorização do produto pescado doInstituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas, INIAP/IPIMAR, acaba de criar um novo produto com viabilidade comercial produzido a partir do pescado, mais concretamente utilizando pescada como matéria-prima. A salsicha foi o conceito escolhido, alternativamente ao desenvolvimento de um novo produto alimentar, pelo facto de ser um tipo de produto existente e familiar para o público consumidor em geral. De acordo com os investigadores, “pretendeu-se reabilitar este produto junto da população, dissociando-o da carne, da gordura e dos consequentes malefícios para a saúde”, apesar de o propósito ter sido sempre a manutenção do tradicional sabor, bem como demais características, de uma salsicha Frankfurter. Foi, assim, criada uma salsicha saudável e inovadora de peixe que mimetiza na perfeição as propriedades sensoriais (odor, sabor e textura) de uma típica salsicha Frankfurter de porco. “De tal maneira assim é, que alguém vendado ao saborear o produto assumirá tratar-se de algo feito com carne de porco”, referem os seus criadores em comunicado. x-centrico


-

The Year’s Best Cookbooks





-

Is It Time for an Oil Change in the Kitchen?

«So the choice of everyday frying oil should indeed be a matter of taste. Choose a cheap or expensive oil as you like. Fans of extra-virgin olive oil willingly pay more for its provenance and polyphenols as much as its aroma. But learn to taste the difference between good fresh oils and stale or funky ones. Buy small containers that you’ll use up in a few weeks, keep them dark and cool, and taste before you fry.»


-

Sugar, the bitter truth


fructose everywhere!


-

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

«Onde a oliveira não chega o mediterrâneo morre»

-