domingo, 3 de janeiro de 2010

Plano de Estudo - o Desafio

-


  • Nos próximos 6 meses tenho como objectivo fazer um estudo auto-didacta de preparação, compreensão e consolidação de alguns tópicos e conceitos para a Pós-Graduação em Ciências Gastronômicas que quero entrar no próximo ano lectivo.

    Sentindo-me muito verdinha e cheia de dúvidas em muitos dos temas abordados na Pós-graduação decidi que deveria pesquisar e sentir-me mais confortável com as noções bases de cada um.
    Apesar de já ser uma área pela qual já me vinha a interessar há algum tempo, criar um calendário organizado e metódico de estudo ajudará a obter melhores resultados e a sentir-me melhor preparada.
    Como tal, decidi organizar a minha pesquisa por 2 tópicos mensais (pela ordem do plano da Pós-Graduação). Para cada tópico terei de elaborar uma opinião critica e conclusiva.(que vou escrever aqui no blog). Uma maneira simples, rapida e de fácil acesso. Assim sendo partilho a minha opinião com quem ler e é uma maneira de me «obrigar» a levar a missão a sério. Pelo meio do trabalho e do não muito tempo. Deste modo é uma tarefa que não posso falhar.



    Sendo que o curso é destinado a técnicos com graduação (licenciatura, ou bacharelato e licenciatura do 1º ciclo) nas áreas de Quimica, Biologia, Agronomia, Engenharia Alimentar, Saúde, Hotelaria e Restauração, Turismo, ou outras desde que seja manifestado o interesse justificado nas matérias do curso.

    Isto implica um maior esforço e empenho visto que na minha formação base não tive contacto com algumas das Áreas.



    E quais são então os objectivos Ciências Gastronômicas..

    O objectivo que se pretende alcançar é o de proporcionar uma formação científica e técnica aprofundada e especializada no domínio da ciência dos alimentos capaz de dar satisfação às exigências crescentes de qualidade, criatividade e inovação nesta área de actividade.


    A diversidade de matérias abordadas pode servir a um vasto leque de actividades académicas e profissionais.
    No domínio da hotelaria e restauração promoverá condições propícias à inovação gastronómica, à compreensão, transformação e actualização da gastronomia tradicional, assim como à compreensão de condições necessárias à manutenção de padrões elevados de qualidade e segurança alimentar em restauração.
    A formação ministrada neste curso será também de grande utilidade para profissionais da indústria alimentar, estejam ligados à produção ou ao desenvolvimento de novos produtos alimentares.
    Este conjunto de conhecimentos é ainda de grande relevância para profissionais da área do turismo, tendo em conta e a importância que a gastronomia e vinhos aí desempenham."






    Assim sendo.. aqui vai o plano de estudo: (por ordem das disciplinas)
  • Janeiro- Quimica dos Alimentos + Bioquimica dos Alimentos
  • Fevereiro- Gastronomia Molecular + Microbiologia Molecular
  • Março- Reologia e textura dos Alimentos + Técnicas de Análise Sensorial
  • Abril- História da Alimentação + Produção Alimentar e Processos de Trabalho em Restauração
  • Maio- Gastronomia e Produtos Tradicionais Portugueses + Hidrocólides da Alimentação
  • Junho- Desenvolvimento de Produtos Alimentares + Alimentos Fermentados
  • Julho- Matérias-Primas + O vinho na Gastronomia
  • Agosto- Elementos de Nutrição, Fisiologia e Dietética + Marketing da Gastronomia

-

A minha Motivação:

O Motivo pelo qual quero entrar para Pós-Graduação e me auto desafio a um pré-estudo traduz-se na minha vontade de querer comprender todo o universo em redor dos alimentos. Desde compreender e estudar substâncias que estam presentes nos alimentos, lhes atribuem sabores, cores, texturas, entre outros. A nossa conecção cultural com determinados alimentos, as mil e uma maneiras de poderem ser cozinhados e de despertarem sensações variadas.
A ciência por detrás de tantos pratos e de pequenos truques que ás vezes elaboramos e não sabemos a sua verdadeira razão e que a ciência na sua maior parte das vezes procura e tem uma resposta. Comer, essa necessidade básica diária e intriseca ao ser humano. Conhecer ainda mais sobre os efeitos dos alimentos no nosso organismo. A criação de novos produtos e necessidades na nossa cultura e a pertinência dos mesmos. Saber de onde vem aquilo que consumimos. Comprender e saber mais sobre as relações socias que estabelecemos através do acto de comer assim como as experiências sensoriais que nos proporcionam. Os alimentos como matérias-primas unicas e naturais.
E acima de tudo o prazer de comer.

:)

-

Sem comentários: