quinta-feira, 25 de março de 2010

Semana do Peixe em Lisboa

http://www.peixemlisboa.com/



PEIXE EM LISBOA REGRESSA DE 10 A 18 DE ABRIL E APRESENTA GRANDES CHEFES DE COZINHA

«A terceira edição do evento gastronómico Peixe em Lisboa reúne alguns dos melhores restaurantes da Grande Lisboa, incluindo os três distinguidos com estrelas do Guia Michelin, reflecte uma aposta forte na cozinha do Brasil e reforça a internacionalização da iniciativa.

Organizado pela Associação Turismo de Lisboa, o evento decorrerá, pelo segundo ano consecutivo, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, entre 10 e 18 de Abril. Os alunos e os docentes das escolas de hotelaria terão entrada gratuita.

Com um orçamento igual ao do ano passado, no montante de 750 mil euros - mais 100 mil euros para uma campanha de promoção internacional na Internet -, o Peixe em Lisboa conta com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Portugal e a produção da Essência do Vinho.

No que toca aos participantes, o espanhol Joan Roca, um dos mais cotados chefes da actualidade e co-proprietário do restaurante El Celler de Can Roca, que em 2009 recebeu a terceira estrela do Guia Michelin, atingindo assim a classificação máxima, será certamente alvo da maior atenção pela mestria da sua arte. Este espaço gastronómico de eleição foi classificado como o Quinto Melhor Restaurante do Mundo pela revista Restaurant, que todos os anos elege os 50 melhores a nível mundial.

Posicionado que está enquanto evento gastronómico de referência no país, uma das metas desta edição será o reforço da sua internacionalização, nomeadamente através do aumento do número de chefes estrangeiros convidados, seis dos quais provenientes do Brasil.

O enfoque no Brasil justifica-se por este ser, na actualidade, um dos países mais interessantes do ponto de vista gastronómico, com destaque para a enorme diversidade e qualidade dos restaurantes de São Paulo. Estando a passar por um período de modernização, o país tem sabido manter uma forte ligação às suas tradições – com raízes portuguesas – e, ao mesmo tempo, aos variadíssimos produtos de que dispõe.

No Peixe em Lisboa participarão 12 restaurantes da Grande Lisboa – representados por reputados chefes de cozinha –, a funcionar em permanência entre as 12h e as 24h, disponibilizando pratos de degustação à base de peixes e de mariscos. Refira-se que o 12.º espaço da lista corresponderá, na verdade, a três restaurantes que apresentarão alternadamente a sua oferta gastronómica em três dias temáticos.

Paralelamente será desenvolvido um conjunto de actividades ligadas ao mundo da gastronomia, que têm suscitado uma adesão cada vez maior de edição para edição. Entre estas, contam-se apresentações de cozinha ao vivo, levadas a cabo pelos melhores chefes da Grande Lisboa e de outros pontos de Portugal, bem como do estrangeiro. Acresce ainda o mercado gourmet, as crianças na cozinha, as harmonizações e as provas com especialistas.

Dois concursos – Melhor Pregão e Melhor Pastel de Nata –, o Dia da Cataplana, o Dia da Pesca Sustentável, uma homenagem ao jornalista e gastrónomo David Lopes Ramos e a entrega de troféus a personalidades anteriormente distinguidas (Maria de Lourdes Modesto e José Bento dos Santos) fazem ainda parte do programa, que termina, como de costume, com A Grande Caldeirada.»


ah pois eu sei quenn lá vai dar unn saltinho, e talvez faça tb unn workshop, e quenn tenha o irnnãozinho a falar tannnbénn sobre pesca sustentável e ir conner bonn peixinho tb *

Sem comentários: